Saúde

O novo plano da OMS pode evitar milhões de casos de cancro da mama até 2040

Nas últimas duas décadas, os diagnósticos quase duplicaram. Os agentes de saúde mundiais tentam contrariar este aumento.
Os números são assustadores.

O cancro da mama é a doença oncológica que atinge mais pessoas, à frente do cancro do pulmão na lista de diagnósticos. Nas últimas duas décadas, os casos quase que duplicaram e o cenário pode piorar. As previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam ainda que, em 2040, o número de doentes será 50 por cento superior aos dados atuais.

Para fazer frente a este flagelo, a agência especializada em saúde divulgou um plano para evitar 2,5 milhões de casos, em todo o mundo, nos próximos 20 anos. Foi divulgado esta sexta-feira, 3 de fevereiro, a véspera da data que assinala o Dia Mundial do Cancro.

A OMS definiu três níveis de promoção de saúde, incluídos na Iniciativa Global Contra o Cancro da Mama. A lista inclui a necessidade de deteção precoce, o diagnóstico atempado e o tratamento completo.

No caso do primeiro nível, a agência da ONU objetiva diagnosticar 60 por cento dos tumores na fase inicial de desenvolvimento, cerca de 60 dias após a confirmação. Os resultados do tratamento podem ser mais favoráveis se a intenção se verificar.

Quanto ao tratamento, que deve começar três meses após o diagnóstico, o plano aponta para que 80 por cento dos doentes concluam as fases recomendadas.

Para reduzir a elevada taxa de mortalidade, a OMS vai ter ainda em atenção os países com um rendimento médio-baixo, com ferramentas que previnem o tumor.  No caso da África do Sul, por exemplo, apenas quatro em dez pessoas sobrevivem à doença.

De acordo com o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado pela SIC, “a OMS apoia mais de 70 países, sobretudo de rendimento médio-baixo, para que o cancro da mama seja detetado mais cedo, diagnosticado mais rapidamente e mais bem tratado, e todos os pacientes possam ter a esperança de um futuro sem a doença”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT