Saúde

O risco de transmissão de Covid-19 diminuiu em Portugal

São os dados do último relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Portugal já ultrapassou os 809 mil casos confirmados.

O Rt ou risco de transmissão tem sido um dos indicadores mais usado na Europa para perceber se um país está a conseguir controlar a pandemia. No caso de Portugal, segundo o relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA),  divulgado esta sexta-feira, 5 de março, as regiões do continente apresentam um Rt a cinco dias abaixo de um.

O índice médio de transmissibilidade está nos 0,71 em Portugal continental, com exceção dos Açores e da Madeira, que apresentam um valor acima de um. De acordo com o INSA, isto “sugere um claro decréscimo da incidência de SARS-CoV-2” no País. 

O relatório mostra também que, desde 11 de fevereiro, observa-se uma tendência de estabilização do Rt, com um ligeiro aumento de 0,61 para 0,73. Recorde-se que o Rt já atingiu os 2,12.

Além disso, neste momento, Portugal apresenta uma taxa de notificação acumulada de 14 dias entre os 120 e os 239.9 casos por 100 mil habitantes. Mais uma vez, uma tendência decrescente, encontrando-se na mesma situação que países como a Irlanda e o Reino Unido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT