Saúde

O truque básico de Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow para dormir bem

As duas atrizes fazem exatamente o mesmo antes de ir para a cama. Resultado: uma boa noite de sono — e uma pele incrível.
É tão simples que qualquer pessoa pode testar.

Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow são as duas atrizes de Hollywood e ambas conhecidas por se preocuparem com a sua beleza e saúde física. Em várias entrevistas, já falaram sobre a importância de uma boa noite de sono. No caso de Aniston, há várias rotinas que pratica para combater um problema de insónias.

Segundo a “Harper’s Bazaar”, as duas atrizes utilizam o mesmo truque para uma noite de sono tranquilo e reparador. E o que é? Banir as tecnologias na hora de deitar. “A minha dica para dormir é manter o telemóvel pelo menos a um metro e meio de mim”, explicou Jennifer Aniston, de 51 anos, ao “Thrive Global”.

“Ajuda-me imenso. Também faço uma meditação rápida antes de ir para a cama, nem que seja por cinco minutos. Há ainda algumas posições de ioga que me ajudam a relaxar a mente. (…) Mas o mais importante é deixar as tecnologias, idealmente uma hora antes de apagar a luz”, referiu ainda.

Já Gwyneth Paltrow, com 47 anos, teve um discurso semelhante em 2016. Ao “Huffington Post”, disse que não tem computadores, telemóveis ou televisões dentro do quarto onde dorme. Para si, uma boa noite de sono inclui no mínimo sete ou oito horas de sono, ainda que o ideal sejam dez.

Um estudo publicado no “JAMA Internal Medicine”, em junho de 2019, analisou as respostas de 43.722 mulheres, entre os 35 e os 74 anos, sobre os seus padrões de sono e rotinas, como, por exemplo, se dormiam com ou sem luz no quarto, ou com televisão.

Os resultados do estudo concluíram que a exposição à luz azul, emitida pelas tecnologias, durante o sono, perturbam o ritmo cardíaco e, por isso, o nosso relógio biológico, levando até a um aumento de peso.

Num outro estudo de 2016, investigadores concluíram que utilizar tecnologias (televisão, telemóvel, computador, etc.) antes de dormir reduz a qualidade de sono. O problema está no efeito estimulante de interação com o aparelho em questão, assim como o efeito da luz do ecrã.

As atividades passivas, como ler num eBook ou ver um filme, parecem ser menos disruptivas do que as interativas, como jogar um videojogo ou escrever mensagens no telemóvel.

No entanto, a problemática da luz azul mantém-se. Todos os ecrãs emitem uma luz azul que confunde a parte do cérebro que produz os químicos necessários para relaxar e conseguir uma boa noite de sono. Portanto, este pode mesmo ser o truque para estas duas atrizes manterem a energia, assim como uma pele incrível.

Têm 47 e 51 anos, respetivamente.

Os benefícios de uma boa noite de sono

“Uma boa noite de sono é essencial para recarregar energias. Noites mal dormidas vão influenciar negativamente a nossa qualidade de vida, tanto a nível físico como cognitivo”, alerta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Se dormir bem, vai ter mais energia para as tarefas do dia a dia, um coração mais saudável, maior poder de concentração e melhor memória.

Há mais uma coisa que deve saber: as noites sem dormir podem muito bem ser a razão para não conseguir emagrecer. Segundo a especialista, a privação de sono está mesmo relacionada com o aumento de peso.

“Ao dormir melhor terá um maior controlo do apetite e, consequentemente, uma melhor gestão do seu peso. Se isso não acontecer, é bastante maior a probabilidade de ter ataques de fome descontrolados e escolher alimentos pouco ricos nutricionalmente”, revela a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Para evitar esse cenário, antes de dormir deve evitar refeições pesadas, ricas em gordura e muito condimentadas.

Por outro lado, há alguns alimentos que deve privilegiar, já que podem ser aliados para ter uma noite mais tranquila e combater as insónias — sem ter de recorrer a medicamentos. Spoiler alert: o chocolate negro é um deles.

Carregue na galeria para descobrir, então, seis alimentos básicos que ajudam a dormir melhor (e alguns deles a emagrecer).

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