Saúde

Olá corpo de verão: 5 exercícios com bandas elásticas para tonificar as pernas

Nunca é cedo demais para começar a operação biquíni 2022 — pegue no kit que comprou no confinamento e faça este treino em casa.
Pode treinar sozinho ou acompanhado.

Durante o confinamento, as bandas elásticas invadiram quase todas as casa dos entusiastas do exercício físico. Estes kit com duas ou três fitas elásticas chegaram a estar esgotadas durante várias semanas nas principais lojas desportivas, como a Decathlon e a Sport Zone. A procura foi tanta que muitos hipermercados começaram também a vender este acessório.

Quando recomeçarmos os treinos no ginásio, muitas destas bandas ficaram esquecidas lá por casa. O equipamento pesado do ginásio tem definitivamente o seu tempo e o seu lugar, mas é igualmente verdade que pode fazer um bom treino com recurso a acessórios mais ligeiros. Está na altura de tirar as bandas elásticas da gaveta e começar a preparar o seu corpo de verão, sem sair de casa.

“As bandas elásticas de resistência são, provavelmente, os melhores complementos de treino com o custo mais baixo do mercado”, diz o personal trainer Tiago Reis Silva à NiT. Estes kits servem tanto para iniciantes como para quem já pratica fitness há algum tempo.

Adicionar bandas elásticas ao treino aumenta o esforço muscular por causa da resistência que acrescenta aos movimentos. “Outra vantagem do uso destes acessórios é poder exercitar qualquer parte do corpo sem forçar as articulações. Tanto podem ser usadas para trabalhar músculos pequenos como também funcionam como estabilizadores do nosso corpo no dia a dia”, explica o PT.  

Como escolher as bandas elásticas adequadas

As fitas não são todas iguais, apresentam graus de resistências diferentes. Alguns exercícios são mais difíceis do que outros e é provável que precise de ir alternando entre cintas mais e menos exigentes.

A banda elástica adequada é aquela que permite fazer 12 a 15 repetições de um determinado exercício, mas que exige algum esforço para conseguir realizar as últimas repetições mantendo a postura correta. “Caso não consiga executar a técnica correta nas 15 repetições, o melhor será escolher uma banda com menos resistência”, explica Tiago Reis Silva.

Por outro lado, se conseguir fazer facilmente 15 ou mais repetições na posição certa, o melhor será passar para uma banda com maior resistência. Se o seu objetivo passa por emagrecer alguns quilos, o PT sugere que complemente os exercícios com as bandas com o Fat Burn Program (FBP) Detox. Um plano treino completo focado num estilo de vida mais saudável aliado à prática de exercício físico com apoio permanente, para garantir que mantém a motivação ao longo do processo. O programa detalhado está disponível online e inclui o acompanhamento personalizado dos treinos, um plano detox, um regime alimentar feito à medida e um mês gratuito de prática no Private Club.

Carregue na galeria para descobrir os cinco exercícios perfeitos que pode fazer em casa com as bandas elásticas, para tonificar as pernas e os abdominais a tempo do verão.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT