Saúde

OMS confirma caso de infeção humana do vírus da gripe aviária

O caso raro foi registado na Índia. É o segundo registo desde 2019.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta terça-feira, 11 de junho, que foi detetado um caso de infeção humana com gripe aviária causada pelo vírus H9N2 numa criança de quatro anos no estado de Bengala ocidental, na Índia. O paciente foi internado na unidade de cuidados intensivos pediátricos de um hospital local devido a problemas respiratórios graves persistentes, febre alta e cólicas abdominais em fevereiro. Recebeu alta três meses depois.

A criança teve contacto com aves em casa e na vizinhança, onde não havia relatos de sintomas de doença respiratória entre familiares e outros contactos. A informação sobre o estado de vacinação e detalhes do tratamento antiviral não foram disponibilizados no relatório.

Este é o segundo caso de infeção humana pelo vírus H9N2 na Índia, com o primeiro a remontar a 2019. Embora o vírus H9N2 cause geralmente doença leves, a agência das Nações Unidas explica que podem ocorrer outros casos esporádicos em humanos, uma vez que este vírus é um dos mais prevalentes em aves domésticas.

A notícia surge poucos dias após a confirmação pela OMS da primeira morte registada pela variante H5N2 da gripe aviária, registada no México em abril. Não se conhece a forma de transmissão, já que o homem não tinha contacto com aves de aviário e outros animais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT