Saúde

OMS diz que Covid-19 matou mais 9,5 milhões de pessoas do que revelam os números oficiais

A organização estima que nos últimos dois anos a pandemia foi ainda mais mortal.
Os dados oficiais podem não ser os mais corretos.

Segundo dados oficiais dos vários países, a pandemia da Covid-19 foi a causa de morte de mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número real será bastante superior. O número total de óbitos causados pelo novo coronavírus pode ser de mais 9,5 milhões de pessoas em relação aos dados conhecidos.

“As estimativas da OMS sobre a mortalidade em excesso mostram que o número real de mortes associadas direta ou indiretamente à pandemia de Covid-19, entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, foi de aproximadamente 14,9 milhões em todo o mundo”, explica a organização em comunicado esta sexta-feira, 20 de maio.

O mesmo documento revela que o número foi superior no segundo ano da pandemia, com 10,4 milhões de mortes. Já no primeiro ano morreram devido à Covid-19 mais de 4,5 milhões de pessoas.

“As estatísticas revelam até que ponto a pandemia está a afetar os sistemas de saúde em todo o mundo, em alguns casos reduzindo severamente o acesso a serviços vitais”, continua.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT