Saúde

OMS em alerta: novos casos de Covid-19 na China podem chegar a 65 milhões por semana

Em causa está uma subvariante que chegou a Portugal no início deste ano. Já estão a ser preparadas vacinas para a XBB. 1.5.
Uma nova onda de casos.

Tal como o resto do mundo, também a China já regressou à normalidade que conhecíamos antes da Covid-19. Os confinamentos já não são obrigatórios. Isto não significa, porém, que o país esteja livre de perigo. Na verdade, a Organização Mundial de Saúde está muito atenta às infeções que poderão voltar a afetar o território.

Segundo Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias e antigo presidente da Associação Médica Chinesa, o número de casos pode chegar aos 65 milhões por semana até ao final de junho na China. Isto significa que, durante o próximo mês, poderão surgir mais de 260 milhões de infetados.

Já até ao final de maio, aponta que os valores poderão chegar aos 40 milhões. O especialista revelou estes novos dados durante a conferência de biotecnologia que está a decorrer na cidade de Guangzhou. Acrescenta ainda que o país já está a preparar fármacos que deverão combater a XBB. 1.5, uma nova variante que se tornou numa ameaça maior no final de abril. Segundo Zhong, existem duas novas vacinas que vão ser “autorizadas em breve”.

A subvariante resulta de uma recombinação de duas sublinhagens BA.2 e já foi detetada em 30 países, incluindo nos Estados Unidos, da América, onde já representa cerca de 40 por cento dos casos de Covid-19. Devido à sua elevada taxa de transmissibilidade e capacidade de escapar aos anticorpos, a sublinhagem XBB. 1.5 colocou os especialistas da área em alerta. Os primeiros casos em Portugal foram detetados no início de janeiro deste ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT