A Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou na quarta-feira, 20 de abril, a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de produtos cosméticos capilares que contêm na sua composição um ingrediente classificado como cancerígeno.
Segundo um comunicado publicado no seu site, a utilização de ingredientes butylphenyl methylpropional e piritiona de zinco em produtos cosméticos foi proibida a 1 de março de 2022. “A partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que incluam na sua composição estas substâncias”, refere o Infarmed na mesma nota.
Durante uma ação de fiscalização, a autoridade verificou que a empresa Diamantino e Viegas, Lda., ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos que continham na sua composição butylphenyl methylpropional. Este ingrediente, comercialmente conhecido como lilial, é uma fragrância sintética muito utilizada em diferentes tipos de cosméticos.
O Infarmed determinou que os retalhistas que tenham estes produtos em stock não os podem comercializar. E aconselha aos consumidores que possuam estes produtos a não os utilizarem.
Carregue na galeria para conhecer os 12 produtos retirados do mercado e que pode ter em casa.