Saúde

Os 6 produtos capilares retirados do mercado português devido a ingrediente cancerígeno

O Infarmed determinou a suspensão imediata das referências da marca Novex, produzidas pela Embelleze, uma empresa brasileira.
A marca é conhecida pelos produtos capilares.

A Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou na sexta-feira, 24 de junho, a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de produtos cosméticos capilares que contêm na sua composição um ingrediente classificado como cancerígeno. Na nota, pode ver-se a lista de seis produtos cosméticos da marca ​​​​​​​Novex, produzidas pela Embelleze, uma empresa brasileira de beleza e comercializados em Portugal pela Brazilian Secrets Cosmética Unipessoal Lda. Esta ação foi justificada por conterem na sua composição o ingrediente butylphenyl methylpropional, anunciou a autoridade de saúde. 

A utilização dos ingredientes butylphenyl methylpropional e piritiona de zinco tinha sido proibida em março de 2022, não podendo ser “comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias”, refere o Infarmed na mesma nota.

O Infarmed determinou que os retalhistas que tenham estes produtos em stock não os podem comercializar. E aconselha aos consumidores que possuam estes produtos para não os utilizarem, em nenhuma circunstância.

Carregue na galeria para conhecer os seis produtos da Novex retirados do mercado e que poderá ter em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT