Saúde

Pensos higiénicos e tampões passam a ser, definitivamente, gratuitos na Escócia

É o primeiro país do mundo a legislar o direito a produtos de higiene menstrual gratuitos. A lei entra em vigor a 22 de agosto.
Basta levantar os produtos nos pontos de recolha.

A partir desta segunda-feira, 15 de agosto, a Escócia tornou-se, oficialmente, o primeiro país do mundo a oferecer gratuitamente produtos de higiene menstrual. A lei que acaba de entrar em vigor atribuiu às mulheres escocesas  o direito ao acesso gratuito a pensos higiénicos e tampões.

Para acederem aos produtos foi criada a aplicação ‘PickupMyPeriod’, disponível nos sistemas operativos IOS ou Android, através da qual é possível identificar a localização dos vários pontos espalhados pelo país onde os podem levantar sem pagar.

A partir de agora, todas as escolas e instituições públicas são obrigadas a disponibilizar gratuitamente este tipo de artigos de higiene a todas as mulheres. A legislação proposta por Monica Lennon foi aprovada no Parlamento por unanimidade em 2020, a ministra que trabalha para erradicar a pobreza menstrual na Escócia desde 2016.

“Estou orgulhosa por ter sido pioneira na promoção da lei ‘Period Products Act’, que já está a influenciar mudanças positivas no país e no resto do mundo”, disse à Sky News. A ministra da Justiça Social da Escócia alertou que existem muitas pessoas que são forçadas diariamente a fazerem “escolhas difíceis devido ao aumento do custo de vida”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT