A vitamina C é um poderoso antioxidante natural que ajuda as células do organismo a crescer e a permanecerem saudáveis. Além de combater infecções, reduz o nível de triglicerídeos (principais gorduras do nosso organismo produzidas pelo fígado), e de colesterol, fortalecendo também o sistema imunológico. A dose diária recomendada é de 90 miligramas para os homens, e 75 miligramas para as mulheres.
É provavelmente um dos suplementos mais consumidos para reforço do nosso bem-estar, mas o problema é que eles não trazem só aspetos positivos.
A vitamina C efervescente vem carregada de sal — o equivalente a dois pacotes de batatas fritas. O bicarbonato de sódio é o responsável pela efervescência das pastilhas, fazendo com que se dissolvam na água. O sódio, um constituinte do sal, é considerado um dos maiores vilões da saúde , causando o pesadelo de qualquer médico — a tensão arterial — principal causa de acidentes vasculares cerebrais e mortes precoces.
Uma empresa de suplementos chamada “Healthspan” lançou um produto rival das pastilha de vitamina C efervescentes, mas sem sódio. Se quiser continuar a tomar suplementos de vitamina C como reforço para o seu organismo, evite os efervescentes, ou então, com pouca dosagem de sódio.