Saúde

Pessoas com 80 ou mais anos já podem aceder à Casa Aberta para a vacina de reforço

Idosos podem agora deslocar-se a qualquer centro de vacinação e receber a segunda dose contra a Covid-19.
O objetivo é acelerar o processo de vacinação.

Os maiores de 80 anos vão poder vacinar-se com a segunda dose de reforço contra a Covid-19 na modalidade Casa Aberta, a partir desta sexta-feira, 24 de junho. O comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS) refere que as pessoas desta faixa etária podem dirigir-se a qualquer centro de vacinação em funcionamento e receber o reforço, desde que “cumpram os critérios de elegibilidade”.

A DGS sublinha que “a população elegível para esta segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico” de Covid-19. A disponibilidade dos centros de vacinação devem ser consultados no site da entidade de saúde.

Para os cidadãos que tenham recebido todas as doses anteriormente disponibilizadas, esta será a quarta inoculação, necessária para reforçar as defesas do organismo contra o vírus do SARS-CoV-2. 

Este reforço, disponibilizado em maio, estava previsto apenas para o início do outono, mas o aumento de infeções em Portugal fez com que a administração da segunda dose fosse antecipada. Porém, os portugueses estavam a ser convocados individualmente por mensagem ou telefonema. 

“Até ao momento, foram vacinadas cerca de 380 mil pessoas acima dos 80 anos, bem como residentes” em lares, conclui a DGS.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT