Saúde

Pessoas de 65 ou mais anos já podem tomar quarta dose de reforço em regime casa aberta

A população desta faixa etária pode deslocar-se a qualquer centro de vacinação para tomar uma nova vacina contra a Covid-19.
A lista dos centros de saúde está no site da DGS.

Quem tem mais de 65 anos pode, a partir desta quarta-feira, 23 de novembro, tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e da gripe na modalidade casa aberta. O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Promoção da Saúde. As pessoas desta faixa etária podem dirigir-se a qualquer centro de vacinação em funcionamento e receber o reforço, desde que “cumpram os critérios de elegibilidade”.

Para os cidadãos que tenham recebido todas as doses anteriormente disponibilizadas, esta será a quinta inoculação, necessária para reforçar as defesas do organismo contra o vírus do SARS-CoV-2. Margarida Tavares comunicou a novidade durante a apresentação Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde — Inverno 2022-2023, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

O último ponto de situação sobre este processo de vacinação, divulgado no passado dia 16 de novembro, dá conta que mais de dois milhões de utentes já foram inoculados contra a Covid-19 e contra a gripe na atual campanha sazonal. Os dados revelam ainda que desse total 1,5 milhões receberam os fármacos em simultâneo.

A campanha de reforço sazonal, que decorre em vários centros de vacinação espalhados pelo país, irá prolongar-se até dezembro, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte. A informação sobre os centros de vacinação disponíveis pode ser consultada no site do Ministério da Saúde.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT