Saúde

Petição quer incluir estudantes de enfermagem nos grupos prioritários de vacinação

“Estamos expostos aos mesmos riscos e contactos” que os profissionais de saúde, alertam.
Já conta com mais de 11 mil assinaturas.

São heróis esquecidos no meio desta pandemia, mas agora estão a fazer-se ouvir. Depois de uma publicação no Instagram com um testemunho de uma estudante de enfermagem, surge uma petição online para incluir estes alunos nos grupos prioritários do plano de Vacinação contra a Covid-19.

“É com tristeza que, enquanto Estudantes de Enfermagem, constatámos que não fomos contemplados nos Grupos Prioritários da Vacinação contra a COVID-19. Estamos presentes na prestação de cuidados, seja em meio hospitalar ou comunitário, pelo que, apesar de ainda não sermos Profissionais de Saúde, estamos expostos aos mesmos riscos e contactos”, explica o autor da petição, acrescentando que constituem possíveis veículos de transmissão do vírus. 

Desta forma, apelam à importância da vacinação deste grupo que não quer de todo virar as costas ao contexto pandémico. Os estudantes de enfermagem também apoiam os doentes, veem muitos deles perderem a vida e também sofrem com as marcas no rosto e no corpo provocadas pelo equipamento de proteção individual.

“Queremos e fazemos por estar presentes no contexto de prestação de cuidados, de forma a assegurar o nosso desenvolvimento profissional. Só assim estaremos preparados para desempenhar a nossa função com a qualidade pela qual primamos.”

A petição para incluir estes alunos nos primeiros grupos a receber a vacina contra a doença foi, até à data de publicação desta notícia, assinada por mais de 11.250 pessoas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT