Saúde

Pfizer afirma que vacina tem eficácia superior a 90% em miúdos dos 5 aos 11 anos

A farmacêutica alemã espera que a vacinação nesta faixa etária arranque já em novembro nos EUA.
Vacinação em Portugal é a partir dos 12 anos.

A vacinação contra a Covid-19 tem progredido entre os maiores de 12 anos, embora a taxa de inoculação da população varie consoante os países.  A questão do momento recai agora sobre os mais novos: existem vários estudos clínicos a decorrer na faixa etária dos 5 aos 11 anos.

No caso da Pfizer, a farmacêutica responsável pela primeira das quatro vacinas que têm sido administradas em Portugal, já começam a surgir resultados. A empresa alemã afirma que a sua vacina tem uma eficácia de cerca de 91 por cento nessa faixa etária.

Os resultados deste estudo foram divulgados esta sexta-feira, 22 de outubro. Segundo a “Associated Press”, os reguladores norte-americanos já estão a avaliar estender a imunização aos jovens entre os cinco e os 11 anos. Confirmando-se, a toma da vacina pode começar já a partir de novembro. Tudo depende, no entanto, da aprovação dos reguladores, que falarão publicamente das informações obtidas já na próxima semana.

Saliente-se que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta semana que já está a avaliar se a inoculação deve ser alargada a outras faixas etárias. No caso de outras vacinas contra a Covid-19, a aprovação nos EUA nos menores a partir dos 12 anos foi seguida semanas depois pela luz verde das instituições de regulação europeias. 

Se as primeiras doses começarem a ser administradas no próximo mês, nos EUA, de acordo com o intervalo entre cada uma, calcula-se que esta faixa etária da população já estará imunizada pela altura do Natal, salienta a mesma agência noticiosa.

Estima-se que a Food and Drug Administration (FDA), o regulador de saúde dos Estados Unidos, publique ainda esta sexta-feira, 23 de outubro, a análise feita aos dados revelados pela farmacêutica Pfizer/BioNTech.

A pandemia da Covid-19 já causou quase cinco milhões de mortes em todo o mundo. Em Portugal, morreram mais de 18 mil pessoas devido à infeção pelo novo coronavírus. Nesta altura, Portugal surge no topo dos países com maior taxa de vacinação. Em todas as faixas etárias mais de 85 por cento da população já tem a vacinação completa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT