Saúde

Piscina municipal de Odivelas está fechada devido à presença de legionella

A bactéria foi detetada num chuveiro dos balneários.. Vão ser realizadas ações de desinfeção no sistema de águas quentes nos próximos dias.
Vai estar encerrada temporariamente. Foto: CM Odivelas.

A piscina municipal de Odivelas, em Lisboa, está encerrada ao público desde sexta-feira, 16 de setembro, depois de ter sido detetada a presença de legionella num chuveiro dos balneários do complexo. A informação foi avançada este sábado pela autarquia local.

De acordo com o município, a empresa responsável pela manutenção e tratamento de águas do equipamento municipal comunicou, na quinta-feira, o resultado da última análise feita na instalação, “verificando-se a presença de legionella num dos chuveiros do balneário”. Assim que foram informados sobre a deteção da bactéria, a Câmara Municipal de Odivelas procedeu ao encerramento da instalação.

Nos próximos dias, serão realizadas ações de desinfeção no sistema de águas quentes da piscina, através de descargas a altas temperaturas nos chuveiros e nas torneiras. Também irão ser desinfetadas todas as cabeças de duches, chuveiros e torneiras. Após estas medidas, será realizada uma nova recolha para análise.

O que é a legionella?

É a bactéria responsável pela doença do legionário — uma forma de pneumonia grave que se inicia, normalmente, com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória. Além disso, ainda se pode manifestar através de dor abdominal e diarreia. A infeção criada, embora não seja contagiosa, pode ser mortal em casos graves.

A doença não se transmite de pessoa para pessoa. Pode sim contrair legionella através do duche, já que a bactéria beneficia do vapor, e se usar casas de banho ou até piscinas públicas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT