Portugal será afetado por uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, esta quarta-feira, 18 de dezembro. O fenómeno traz consigo poeiras em suspensão que comprometem a qualidade do ar.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já alertou para a situação, que resultará no aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural. As regiões mais impactadas por estas poeiras africanas serão o Alentejo, o Algarve e o interior da região Centro.
A DGS enfatiza que este poluente pode ter repercussões na saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, como os miúdos e idosos. Assim, é fundamental redobrar os cuidados durante a passagem da massa de ar.
Durante este fenómeno, a DGS aconselha a população a evitar atividades extenuantes e a limitar a exposição ao ar livre. Também é recomendado restringir o contacto com irritantes, como o fumo do tabaco. Miúdos, idosos e indivíduos com problemas respiratórios crónicos, como asma ou doenças cardiovasculares, devem permanecer em ambientes fechados sempre que possível, preferencialmente com janelas fechadas, de modo a reduzir a inalação das partículas.
Além disso, espera-se que as poeiras provenientes do Norte de África possam resultar em chuva de lama nas próximas horas, especialmente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Santarém.