O novo hospital de campanha de Portimão tem capacidade para 100 doentes Covid-19. A estrutura já tinha sido montada no passado verão, mas acabou por não ser necessária a sua utilização. O aumento no número de internamentos levou o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) a voltar a ativar esta unidade que se encontra no interior do pavilhão Arena, um espaço de multiusos da cidade.
Em apenas 24 horas este hospital voltou a estar operacional e pronto para receber doentes. Foi montado tanto por equipas do CHUA, da Câmara Municipal de Portimão, da Autoridade de Proteção Civil e da Administração Regional de Saúde do Algarve.
A abertura desta unidade deve-se à ativação da fase 4 do plano de contingência deste centro hospitalar. Segundo o jornal “Região Sul”, este hospital conta, além de camas de internamento, com área de decisão clínica e espaços de apoio psicossocial. A vigilância por parte do pessoal médico será feita 24 horas por dia.
Além deste hospital, haverá um unidade hoteleira em Alvor que poderá também receber doentes menos graves e até idosos que tenham de estar em isolamento. Terá capacidade para mil pessoas.