Saúde

Portugal é o país da União Europeia com mais casos diários de Covid-19

E ocupa o nono lugar nos países com maior média de novas mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias.
Números continuam a subir.

De acordo com o site estatístico Our World in Data Portugal, é o país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por Covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias. Com uma média diária de 1150 novos casos por milhão de habitantes, o País está à frente da Alemanha, que regista 826 casos; da Finlândia, com 766; do Luxemburgo, com 743; e de Itália, com o número de ocorrências nos 696. Em todo o mundo, Portugal é o terceiro país com mais de um milhão de habitantes em número de novos casos diários, atrás da Austrália, com 1630, e da Nova Zelândia, com 1480.

Segundo mesmo documento, “a média diária da União Europeia neste indicador está em 447 novos casos, enquanto a mundial está em 64”.

Em relação ao número de novas mortes diárias atribuídas à Covid-19 por milhão de habitantes, Portugal é o oitavo país da União Europeia, com uma média de 1,97 óbitos nos últimos sete dias e o nono no mundo. Na Europa, Finlândia é o estado-membro com mais novas mortes diárias por milhão de habitantes (5,4), seguida de Malta (3,0), Grécia (2,9), Eslováquia (2,6) e Hungria (2,4).

Do ponto de vista mundial, e considerando apenas países ou territórios com mais de um milhão de habitantes, a Finlândia é também o país com a maior média neste indicador, seguida de Grécia (2,9), Nova Zelândia (2,7), Reino Unido (2,7) e Eslováquia (2,6). 

Os dados desta última semana, disponibilizados pela DGS, revelam que a taxa de mortalidade permanece nos 12 óbitos por milhão de habitantes, verificando-se um aumento de dois por cento em relação ao registado entre os dias 19 e 25 de abril. Já a incidência subiu em 33 por cento, com os valores a passarem dos 556 para os 740 casos por 100 mil habitantes numa média a sete dias. O índice de transmissibilidade (Rt) voltou a subir, desta vez de 1,02 para 1,03.

Vale lembrar que, na reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira, 5 de maio, a situação de alerta em todo o Portugal continental devido à Covid-19 foi prolongada “até às 23h59 do dia 31 de maio de 2022”. O mesmo encontro abordou ainda o reforço da vacina. A indicação é que esta seja aplicada a pessoas com mais de 80 anos. Em dúvida, está a vacinação da faixa etária entre os 60 e os 80.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT