Saúde

Portugal é o primeiro país a atingir os 85% de vacinados contra a Covid-19

O Ministério da Saúde confirmou este sábado que foi finalmente atingida esta meta ambiciosa.
Vacinação cá começou a 27 de dezembro.

Portugal já conta com pelo menos 85 por cento da população com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. É o primeiro país, de qualquer continente, a atingir este valor.

Em comunicado divulgado à imprensa este sábado, 9 de outubro, o Ministério da Saúde confirmou que a meta foi finalmente atingida. Ao todo, em Portugal continental, foram administradas cerca de 15,3 milhões de vacinas. Cerca de 8,4 milhões de pessoas já têm neste momento o esquema vacinal completo.

Na faixa etária dos 12 aos 17, a última a iniciar o processo, 88 por cento dos jovens já tem pelo menos uma das vacinas tomadas, sendo que 83 por cento também terão completado a vacinação.

Este número de 85 por cento de vacinados é atingido antes do reforço de vacinação contra a Covid-19 para população mais vulnerável, um processo que irá arrancar na próxima semana.

Henrique Gouveia e Melo, responsável pela “task force” de vacinação, entretanto, extinta, admitira em setembro que contava que o valor fosse atingido até ao final do mês. A meta foi agora atingida, ainda que com um ligeiro atraso, o número confirma Portugal no topo dos países mais bem sucedidos no processo de vacinação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT