Saúde

Portugal “já ganhou a este vírus”, diz Gouveia e Melo

O vice-almirante que lidera a "task force" fala na vitória do processo de vacinação — mas lembra que há cuidados a ter.
Mais de 81% já com vacinação completa.

É uma espécie de discurso de vitória, ainda que com cautelas. “Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, a primeira batalha está ganha e isso é um grande alívio para todos nós”.

A declaração citada pelo “Diário de Notícias” é do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo e foi proferida esta quarta-feira, 15 de setembro, na cerimónia de abertura da escola secundária Alves Martins, onde o militar estudou com 15 anos.

O responsável pela “task force” da vacinação contra a Covid-19 em Portugal realça que “a incidência está a cair apesar do estado de desconfinamento”. É um momento positivo ainda que continue a inspirar cuidados. “O processo de vacinação venceu o vírus e agora temos de começar a aprender a reganhar a nossa liberdade e a nossa vida. É isso que temos de fazer, claro que com alguns cuidados. Temos de ser inteligentes, também não podemos ser descuidados”, afirmou.

“O processo de vacinação ajudou-nos imenso nisto e nós estamos verdadeiramente satisfeitos, enquanto comunidade, devemos estar verdadeiramente satisfeitos connosco próprios”, disse ainda, salientando que “foi uma pequena taxa de pessoas negacionistas que fez com que chegássemos a este processo, com esta taxa imensa de vacinação completa”, destacou.

Portugal é nesta altura o país do mundo com maior percentagem da população já com a vacinação contra a Covid-19 completa. Mais de 81 por cento dos portugueses já completou o esquema vacinal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT