saúde

Portugal pode chegar às 100 mortes diárias por Covid-19

O alerta é de um investigador do Instituto Superior Técnico, que refere a possível ineficácia das medidas de contenção.
O número de mortes está a aumentar em Portugal.

Na última semana, Portugal tem passado os recordes diários de mortes registadas pela Covid-19. Só esta sexta-feira, 6 de novembro, houve a registados 52 casos, mas esse número pode subir para os 100 por dia, alerta um investigador do Instituto Superior Técnico. Tudo depende da eficácia, ou não, das medidas de contenção que vão ser aplicadas.

“Se as medidas deste ‘estado de emergência suave’ tiverem pouco efeito, podemos chegar às 100 mortes por dia. Se, a partir de agora, começarmos a sentir os efeitos das medidas adotadas, é possível chegar às 80 mortes por dia e depois começaremos a baixar”, explica ao jornal “Público” Henrique Oliveira, professor e investigador do departamento de matemática do Instituto Superior Técnico.

Revela ainda que, parte da responsabilidade, está na população, que irá seguir, ou não, com rigor as medidas que serão impostas a partir de segunda-feira, 9 de novembro, e que serão anunciadas este sábado, 7, depois do novo conselho de ministros. “É bem possível que a situação piore, sobretudo se as medidas não forem levadas muito a sério por parte da população.”

Na última conferência de imprensa, Marta Temido, a ministra da Saúde, também se mostrou alarmada com a evolução da mortalidade no País. “A letalidade da doença tem subido nos últimos dias, o que é bastante preocupante”, explicou.

Henrique Oliveira considera ainda que o número de infetados em Portugal já passou os 500 mil, uma vez que “há muitos assintomáticos e muitas pessoas com sintomas leves que não foram testadas e que nunca virão a ser testadas.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT