Saúde

Portugal poderá registar dois mil casos diários de Covid-19 dentro de um mês

Situação está longe de ser tão grave como no pico de janeiro, mas a evolução preocupa os especialistas.
Incidência subiu em Lisboa e no Algarve.

Se o atual contexto se mantiver, há o risco de a quarta vaga em Portugal atingir um pico, dentro de um mês, podendo chegar aos dois mil casos diários.

A notícia e estes números foram avançados esta terça-feira, 22 de junho, pelo “JN” e surgem numa altura em que Algarve e Lisboa e Vale do Tejo são as regiões onde a incidência é maior. Este pico, no entanto, estará longe do que o País viveu em janeiro, onde o País chegou a registar 15 mil novos casos diários de Covid-19.

A situação também não será tão grave quanto o que se viveu no início de 2021, em termos de resposta por parte de Serviço Nacional de Saúde (SNS). Dados da plataforma Covid-19 Insights, da Universidade Nova de Lisboa, de que o mesmo jornal dá conta, estimam 500 internamentos hospitalares, sendo que 150 seriam em cuidados intensivos.

No Algarve, a incidência teve uma subida mais acentuada mas neste momento a região contará com 160 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Já em Lisboa e Vale do Tejo, onde a tendência de subida tem sido bem visível este mês, ao ponto de no último fim de semana ter implicado restrições de entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa, os dados apontam para 223 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT