Saúde

Portugal tem pelo menos 72 casos da variante mais contagiosa da Covid-19

A nova mutação com origem do Reino Unido pode ser até 70 por cento mais contagiosa.
O número deve aumentar.

Em dezembro, foi anunciada uma nova variante da Covid-19 detetada no Reino Unido e que entretanto chegou a outros países, inclusive Portugal. Neste momento, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o nosso País tem, pelo menos, 72 casos desta mutação.

Na última atualização das análises genéticas ao novo coronavírus, divulgada na terça-feira, 12 de janeiro, o INSA aponta “para a existência de transmissão comunitária”. Sabe-se que esta variante pode ser 70 por cento mais contagiosa.

“Até ao momento, foram detetados em Portugal um total de 72 casos de infeção associados a esta nova variante, distribuídos pelas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e por 10 distritos de Portugal continental, num total de 28 concelhos”, diz o INSA, de acordo com a agência Lusa, citado pela “TVI24”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já avisou que vão continuar a surgir variantes da Covid-19, defendendo que é preciso acelerar o processo de descoberta e sequenciação genética para as acompanhar.

Esta variante surge numa altura em que, até à data, a pandemia já provocou pelo menos 1,96 milhões de mortos resultantes de mais de 91,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT