Saúde

Portugal terá 70% dos adultos vacinados contra a Covid-19 até ao verão

A previsão foi divulgada pelo primeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira.
A meta está em cima da mesa.

Esta quinta-feira, 21 de janeiro, durante uma cimeira de líderes europeus, que decorreu por videoconferência, o primeiro-ministro assumiu um importante objetivo. António Costa prevê que Portugal tenha 70 por cento dos adultos vacinados contra a Covid-19 até ao verão. 

“As propostas da Comissão Europeia estão em linha com o nosso próprio plano de vacinação e as doses que semanalmente Portugal recebe decorrem dos contratos definidos pela própria Comissão Europeia. Portanto, os objetivos estão fixados tendo em conta as doses e o ritmo da sua distribuição”, explica, citado pela “TVI24”.

Posto isto, o governante avança que, se não houver nenhum problema inesperado no processo de distribuição das vacinas que estão contratualizadas e calendarizadas, “Portugal chegará ao final do verão com condições para ter 70% da população devidamente imunizada”.

Porém, o primeiro-ministro recorda que há acontecimentos que ultrapassam este calendário, como o recente acidente de viação na A2 com a carrinha que transportava vacinas contra a doença. Como a NiT noticiou, dos 152 frascos que seguiam (900 doses), só 82 ficaram em bom estado. Isso quer dizer que, até ao momento, conseguiram salvar-se pelo menos 492 doses de vacinas, já que há ainda há frascos sob avaliação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT