NiTcom

Prepare-se para o verão com alguns truques fáceis para perder peso

Não precisa de dietas extremistas nem de correr a maratona. Saiba como ser saudável, o ano todo, de forma super simples.
A atividade física é um pilar essencial para ficar em forma.

Com o verão a caminho, a preocupação com o corpo vai aumentando gradualmente. Mas a verdade é, desta vez, os portugueses já têm andado mais ativos. Em 2021, aumentou em 8,3 por cento o nível de atividade física praticado no nosso País, em comparação com o ano anterior. O relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física mostra ainda que os treinos de fitness, força e corrida são os mais populares.

Esta mudança de paradigma é super positiva, de uma forma individual e coletiva. Contudo, com as temperaturas a chegarem cada vez mais perto dos 30 graus, o nosso corpo precisa de estar hidratado, nutrido e devidamente preparado para a estação mais desejada do ano. E deve estar assim sempre, não é só quando estamos a praticar desporto.

Para alertar os portugueses para a importância deste regime de bem-estar, a NiT juntou-se à Escolha do Consumidor para juntar algumas dicas e sugestões que, com um pouco de força de vontade, são fáceis de aplicar na rotina de toda a gente. Os resultados vão ser aquilo que está à espera.

Comece já a mexer o corpo

Se ainda não faz parte dos 54,3 por cento de portugueses que já se dedicam ao exercício físico regular, está na hora de mudar isso. Existem inúmeras opções que pode escolher em vez de ficar tantas horas no sofá a ver televisão. Basta pouco mais de uma hora para ir a um health club, onde a variedade de treinos possíveis é imensa. Ou dedicar-se a um desporto de grupo que sempre quis experimentar. É quase o tempo de ver um episódio da sua série favorita e muito menos do que um dos filmes da Netflix.

Se ainda assim achar que perde demasiado tempo com as deslocações, há ideias mais simples que apagam quaisquer desculpas. Com o material desportivo adequado, pode treinar a qualquer hora em casa. No entanto, não deixe de consultar um profissional para garantir que realiza corretamente todos os exercícios, evitando lesões.

Esqueça as dietas loucas — alimente-se bem e de forma saudável

Opte por uma alimentação mais saudável: as carnes brancas representam uma boa fonte de nutrientes e com benefícios a diversos níveis; os frutos secos ajudam a emagrecer, pois contêm fibras, proteínas e gorduras boas que dão mais saciedade; e o açaí também é uma excelente opção, pois além de todas as vitaminas é altamente energético.

Contudo, se saber o que funciona e cumprir um plano sozinho não é uma tarefa fácil, o melhor é procurar a ajuda de um profissional.

Cuidar do corpo não é só fazer desporto

Os tratamentos de estética são sempre uma hipótese válida para quem deseja obter melhores resultados de um modo mais rápido, resultando num corpo mais firme e tonificado, eliminando pontos de gordura localizada. Seja através de massagens, ginásio de estética ou outros tipos de tratamentos, os benefícios são vários.

Uma pele bronzeada só se mantém com cuidados

Para uma pele saudável e bronzeada no verão, a preparação tem de começar antes. O sol, o cloro, a areia e o mar deixam sempre a pele mais ressequida, áspera, sem brilho e vitalidade. No entanto, existem alguns produtos e rotinas que ajudam a evitar estes efeitos. Uma exfoliação semanal e hidratação diária, tanto no corpo como rosto, são essenciais.

Nesta altura é ainda importante não esquecer de cuidar dos pés com cremes adequados e, sobretudo, aplicar diariamente protetor solar, tanto no corpo como no rosto, mesmo na cidade.

Este artigo foi escrito em parceria com a Escolha do Consumidor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT