Saúde

Estão a chegar as primeiras máscaras FFP2 100% biodegradáveis

Poderão ser usadas mais de 48 horas e devem chegar ao mercado ainda durante a primavera. São produzidas em Espanha.
Podem ser deitadas no lixo orgânico

Um dos problemas causados pelo uso constante de máscaras a que estamos sujeitos há cerca de um ano é a poluição. Têm sido descobertos resíduos e mesmo máscaras descartáveis no fundo do mar, o que a longo prazo poderá tornar-se num caso grave.

Embora tenha até havido um período onde era incentivado o uso das máscaras reutilizáveis, há alguns meses tem sido reforçada a recomendação para a utilização de máscaras descartáveis e até de duas em simultâneo. Naturalmente, isso acaba por agravar ainda mais o problema.

Para combater essa questão, o Instituto de Agroquímica e Tecnologia dos Alimentos (IATA-CSIC), de Valência, está a criar as primeiras máscaras FFP2 completamente biodegradáveis. Estas máscaras poderão ser utilizadas 48 horas seguidas ou até mais tempo se não as usar continuamente.

Isso irá fazer com que, naturalmente, sejam utilizadas menos máscaras e haja também menos desperdício de plástico. Neste momento decorre o processo de avaliação e certificação por parte da União Europeia, pelo que está previsto que possam chegar ao mercado ainda antes do final da primavera. Estas máscaras, que podem ser colocadas no lixo orgânico, serão fabricadas, de acordo com o “La Vanguardia”, em Vilassar de Mar, Barcelona.

O material destas máscaras é muito respirável e tem elevada capacidade de filtração de vírus e bactérias, “superior a muitas FFP2 no mercado”. Será feito de papel de algodão e os elásticos para prender serão compostos com derivados de milho.

O IATA-CSIC já tinha criado um outro tipo de máscaras com nanofibras e viricidas, desenvolvidas pela sua empresa Bioinicia. Curiosamente, são as máscaras usadas pelos reis de Espanha, pelo primeiro-ministro e por outros políticos daquele país.

Anteriormente, tinha até sido criado um modelo de máscaras cirúrgicas quase todo biodegradável, que tinha apenas de ser separado dos elásticos de prender nas orelhas antes de ser deitado fora.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT