Saúde

Professores podem ter papel essencial na transmissão do vírus nas escolas

É o que diz o novo relatório dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
Atenção.

Em Portugal, neste segundo confinamento, as escolas foram as últimas a encerrar. Quando o tema é desconfinar, fala-se na possibilidade de serem as primeiras a reabrir. Ainda nada está decidido, mas um relatório publicado esta segunda-feira, 22 de fevereiro, diz que os professores podem ter um papel central nas cadeias de transmissão do vírus que são detetadas nas escolas.

Uma equipa de investigadores dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, fez uma investigação sobre a transmissão da Covid-19 num distrito escolar da Georgia entre 1 de dezembro de 2020 e 22 de janeiro de 2021. Lá, foram identificados nove surtos que envolveram 13 professores e 32 alunos em seis das oito escolas primárias. 

Dois dos surtos envolveram uma provável transmissão de professor para professor, seguida da transmissão do professor para o aluno nas salas de aulas, resultando em cerca metade das infeções (15), pode ler-se no documento online.

“Em sete surtos a transmissão entre professores e estudantes pode ter ocorrido durante sessões de instrução em pequenos grupos, nas quais os educadores trabalharam em estreita proximidade com os alunos”, referem os especialistas.

Suspeitam, também, que cinco surtos possam estar associados a um uso incorreto das máscaras pelos alunos.

Em forma de conclusão, a equipa acredita que os educadores desempenharam um papel importante na propagação do covid-19 nas escolas. “A propagação de Covid-19 ocorreu frequentemente durante reuniões presenciais ou almoços e depois espalhou-se nas salas de aula”, referiu a diretora do CDC, Rochelle Walensky

“As duas principais razões para a propagação de covid-19 nestas escolas foram o distanciamento físico inadequado [muitas salas cheias não permitiam sequer o distanciamento de um metro] e a falta de adesão ao uso de máscara nas escolas”, continuou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT