A partir de 2025, quando ligar para o 112 poderá ser atendido por um robot. O VoiceBot112 é baseado na tecnologia de inteligência artificial do ChatGPT e está a ser desenvolvido pelo consórcio Intergraph, que junta a tecnológica Decunify, da Maia, à japonesa Fujitsu, que junta a tecnológica Decunify, da Maia, à japonesa Fujitsu. O plano do governo para melhor a resposta aos pedidos de emergência foi anunciado por António Pombeiro, secretário-geral-adjunto da Administração Interna, esta terça-feira, 20 de junho, na MAI Tech, uma conferência de tecnologia aplicada às áreas da segurança e da proteção civil
Neste momento, em alturas de maior afluência, a espera para o atendimento de uma chamada de emergência pode chegar “aos cinco ou seis minutos”. O recurso à tecnologia “que atende a chamada, avalia o problema a tratar e o tipo de reporte exigido”, com “uma resposta em linguagem natural”, pretende reduzir o tempo de espera em linha.
António Pombeiro garantiu que “o próprio utilizador não vai perceber que está a falar com um sistema, com uma máquina, com um robot”. Estão a ser realizadas várias simulações para afinar a tecnologia de modo a obter respostas praticamente iguais às dos operadores.
Quanto à reposta às chamadas falsas (realizadas com o intuito de enganar ou para outros fins que não emergências), que atualmente rondam os 60 por cento, “um número bastante elevado”, o secretário-adjunto adiantou que se tratam de casos que “carecem de uma aprendizagem diferente”, mas “é também um objetivo” do novo projeto.