saúde

Quase 9 milhões de portugueses foram vacinados — 85% da população tem as duas doses

O mais recente relatório de vacinação dá conta que o País atingiu o objetivo proposto. Ainda assim, há regiões atrasadas.
O processo de vacinação está a avançar.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta terça-feira, 19 de outubro, o mais recente relatório de vacinação em Portugal. O objetivo de 85 por cento da população vacinada foi atingido. Quase nove milhões de portugueses receberam pelo menos uma dose da vacina. Apesar dos dados positivos, existem ainda algumas regiões onde o processo decorre a um ritmo mais lento.

O Algarve é a região com a taxa de vacinação mais baixa no País. A sul, 82 por cento da população tem pelo menos uma toma e 80 por cento está totalmente vacinada. Já a região norte é a mais avançada: 89 por cento da população já tomou uma dose e 88 tem a inoculação completa.

Lisboa e Vale do Tejo é a região que regista, até ao momento, mais vacinas administradas. Ainda assim, não foi atingida a média nacional dos 85 por cento de vacinação — ficou-se pelos 84 por cento.

Também os Açores e a Madeira não chegaram, por pouco, à média nacional: 84 por cento tem pelo menos uma dose tomada e 83 por cento as duas. Os jovens entre os 12 e os 17 anos foram os últimos a ser inoculados. O relatório divulgado esta terça-feira revela que o caminho de imunização desta faixa etária está a ser linear. Neste caso, 85 por cento já tem a vacinação completa e 89 por cento tomou uma dose.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT