Saúde

Quer travar a queda de cabelo? Pare já de consumir alimentos ricos em gordura

Novo estudo revela que uma alimentação gordurosa pode ser a causa para o aumento da queda de cabelo.
prevenir a queda de cabelo

Já há muito que se tenta perceber porque é que há certas pessoas que começam a ter uma maior queda de cabelo ou então que os fios ficam mais finos e frágeis, principalmente nas pessoas com problemas de obesidade, diabetes e doenças similares. E este é sempre um assunto bastante sensível porque afeta grande parte da população e já não é um problema associado apenas à velhice, uma vez que há cada vez pessoas mais jovens a sofrer da queda de cabelo precoce.

Um novo estudo desenvolvido pela Universidade Médica e Dentária de Tóquio, publicado na revista Nature em junho deste ano, veio provar que existe uma relação entre a quantidade de gordura que ingerimos na nossa alimentação diária e o enfraquecimento e queda de cabelo. 

Mas como é que isto acontece? Que a obesidade tinha influência na queda de cabelo já se sabia, mas como e porquê eram algumas das questões que ainda não tinham resposta. Este novo estudo revelou que a obesidade leva a uma inflamação que diminui a quantidade de células estaminais presentes nos folículos de cabelo, impedindo a renovação destes folículos durante os ciclos de crescimento de cabelo.

O envelhecimento normalmente é a principal causa da diminuição da renovação dos folículos, no entanto, segundo este novo estudo, uma dieta com elevada quantidade de gordura também é um fator importante causador da queda de cabelo. Esta descoberta foi baseada na análise do comportamento do pelo de ratos com duas dietas distintas, uma rica em gordura e outra mais saudável.

Num futuro próximo este estudo pode ajudar na descoberta de novas formas de prevenir e tratar a queda de cabelo ou até outros sintomas associados à diabetes e obesidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT