Saúde

Reino Unido poderá atingir a imunidade de grupo já na próxima segunda-feira

Novo estudo acredita que é já a 12 de abril. Autoridades de saúde britânicas, no entanto, mantém reservas.
Reino Unido ainda a desconfinar.

Um grupo de cientistas da britânica University College London acredita que já é possível marcar no calendário: é já na próxima segunda-feira, dia 12 de abril, que os britânicos deverão atingir a imunidade de grupo.

Já lá vai mais de um ano desde que a pandemia atingiu a Europa. O Reino Unido foi dos que sofreu mais durante a primeira vaga. De então para cá o desafio tem sido gigante para tentar perceber quando se poderia retomar alguma normalidade, para lá das máscaras e testes.

Uma das referências a ter em conta é a da imunidade de grupo. A partir do momento em que esta fosse atingida, garantindo que uma maioria da população já estaria imunizada contra o vírus da Covid-19, fosse pela vacinação, fosse por já ter contraído e recuperado da doença. Estes especialistas consideram que na próxima segunda-fora já 73,4 por cento da população britânica terá de alguma forma resposta imunitária.

Curiosamente, a data coincide com a nova fase de desconfinamento em Inglaterra, em que espaços como cabeleireiros, salões de beleza, ginásios e comércio não essencial irão regressar.

O estudo divulgado pelo “The Daily Telegraph” tem sido recebido pelas autoridades britânicas com cautela. Matt Hancock, responsável pela pasta de saúde do governo britânico, salienta que já teve previsões semelhantes para maio e junho e que o importante é “olhar para os dados” e para prosseguir com os objetivos traçados. Mais de 31 milhões de britânicos já receberam pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT