Saúde

Reservas de sangue em Portugal estão a atingir níveis mínimos preocupantes

Pandemia levou a uma quebra nas doações de sangue. A situação pode tornar-se perigosa para a saúde pública.
Recolha mais difícil na pandemia.

A Covid-19 não tem apenas impacto direto na saúde dos infetados. Com o agravar da situação em Portugal, há outras áreas da saúde que começam a ser alvo de preocupação. É o caso das reservas de sangue, para as quais é preciso “restabelecer os níveis”.

O alerta foi dado ao jornal “Público” por Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes). Nesta altura, os níveis de reservas de sangue já causam preocupação. “Só estamos tranquilos quando todos [os tipos] estiverem com resposta para mais de dez dias”, explicou.

O site dador.pt conta com informação atualizada sobre os níveis de reserva de sangue. Estes dados, explica o mesmo jornal, são referentes às reservas do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que recolhe cerca de 60 por cento das colheitas de sangue.

Nesta altura, a plataforma mostra que os tipos de sangue B- e A+ contam com reservas até quatro dias. As reservas de sangue O+, O-, A-, B+ são para de quatro a sete dias, as de AB- de sete a dez dias, enquanto as reservas de AB+ são para mais de dez dias.

Saliente-se que esta terça-feira, dia 19 de janeiro, Álvaro Beleza, médico e diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria, deixou um apelo à antena da “SIC Notícias”: “Venham dar sangue, é seguro e os nossos doentes precisam”.

O presidente do Fepodabes explica que em alturas de verão e de inverno, como vivemos habitualmente, é expectável uma descida nas reservas. Mas esta estará a ser mais acentuada devido ao confinamento a que a pandemia obrigou. Doar sangue não faz parte das restrições do confinamento mas tem afetado, por exemplo, o trabalho das unidades móveis de recolha de sangue, que habitualmente fazem recolhas em centros urbanos, onde a necessidade de distanciamento social criou novos desafios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT