Saúde

Responsável pelo processo de vacinação em Portugal diz que “ainda só subimos um degrau”

O Vice-Almirante Gouveia e Melo fez um balanço do início das inoculações aos professores e fala em sucesso, mas recorda que há ainda uma longa "escadaria" para subir.
O processo começou há quatro meses.

Assinalou-se este sábado, 27 de março, três meses desde o início do processo de vacinação contra a covid-19 no nosso País, que arrancou no dia 27 de dezembro de 2020. Foi também este fim de semana que começou a vacinação dos professores e dos funcionários das escolas. 

De acordo com o coordenador da task force da vacinação em Portugal, o Vice-Almirante Gouveia e Melo, só no sábado foram vacinadas 44 mil pessoas. Apesar de considerar que o processo de vacinação dos professores, que prossegue este domingo, 28, está a ser um sucesso, o responsável diz que há ainda um longo caminho a percorrer. “Isto é uma grande escadaria e só subimos um degrau. Teremos que subir mais”, afirmou, citado pelo “Notícias ao Minuto”.

Gouveia e Melo reforçou que este não “é um processo fácil”, mas afirmou que “precisamos de ser ambiciosos para libertar a economia e o nosso país desta pandemia”. 

O responsável pela task force da vacinação, acompanhou o ministro da Educação a Faro, numa escola onde decorre a vacinação de vários profissionais docentes e não docentes. O militar mostrou-se “bastante contente com a forma como as escolas se adaptaram para [o processo] da vacinação”.

“Estão a funcionar muito bem, o que nos dá confiança de que podem ter funções diferentes para escalar o processo quando assim for necessário”, disse, referindo-se à possibilidade de se voltar a recorrer a estes espaços para o processo de vacinação em grande escala.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT