Saúde

Sabia que existe um ginásio para a cara? Sim, e até melhora as rugas e imperfeições

Os traços no rosto aparecem de acordo com as rotinas de cada pessoa. Mas isso é possível corrigir tudo com terapia — esqueça as cirurgias invasivas.
Um tratamento revolucionário.

Já todos ouvimos falar de botox, preenchimentos labiais, cremes anti-rugas e muitos outros truques para eliminar aquelas rugas e imperfeições que teimam em aparecer com a idade. As mais comuns são as rugas à volta dos lábios ou as famosas peles de galinha junto aos olhos. Vai gostar de saber que existe uma solução que não envolve nenhuma agulha ou creme milagroso — apenas massagens e muito ginásio.

Joana Santos explica à NiT que as rugas podem não aparecer apenas com o envelhecimento, mas que muitas vezes estão relacionadas com os nossos hábitos diários e com a forma como realizamos determinados movimentos. 

Terapeuta da fala há seis anos, decidiu que queria ajudar as pessoas a melhorarem a sua estética facial sem necessidade de recorrer a intervenções cirúrgicas. “Consigo mudar a forma como realiza alguns movimentos, como mastigação, respiração ou até a fala. E isso vai influenciar a aparência estética da pessoa. Uma consequência do meu trabalho acaba por ser a redução das rugas, vincos e marcas de expressão”, explica à NiT. 

Primeiro é feita uma avaliação tanto da simetria facial, como das funções que a pessoa executa com os músculos da face, cavidade oral e cabeça. O objetivo é avaliar a respiração, a forma como mastiga, engole ou fala, para perceber qual é a causa das rugas. Esta é a principal diferença entre um tratamento puramente estético e um tratamento da terapia da fala. “Enquanto que no estético não vamos procurar a origem, vamos apenas eliminar as rugas, na terapia da fala vamos à origem para modificar o comportamento que as está a causar”, diz a terapeuta.

Neste ginásio em forma de gabinete — que fica na Rua das Portelas, lote 6, Monte Real, em Leiria —, Joana faz o tratamento com manipulação, massagem, estimulação através de crioterapia e vibração. E ainda ensina determinados exercícios para tonificar ou relaxar, consoante as necessidades daquela pessoa específica.

Por exemplo, várias mulheres queixam-se de que, a partir dos 40 ou 50 anos, passam a apresentar papos na zona da sobrancelha e um olhar mais descaído. “O que acontece na maioria das vezes é que a pessoa está a fazer muito uso da musculatura da testa. Isso faz com que este acabe por pesar em cima da sobrancelha, além de que com a idade a pele perde bastante colagénio e deixa de ter as mesmas qualidades de elasticidade”.

Normalmente, o que Joana faz, além da massagem no sentido correto do funcionamento muscular, é ensinar a cliente a tonificar esse músculo sem trabalhar os restantes. Depois, é prescrito um exercício de tonificação muscular para conseguir suportar o peso da testa.

Mais firme e tonificada

Estas fotos do antes e depois são de uma mulher de 62 anos. O intervalo entre fotografias é de oito dias, sendo que a mulher realizou apenas uma sessão de Ginásio Facial e fez os exercícios e massagens propostos, em casa, todos os dias. Além disso, começou a mastigar de outra forma. Os resultados mais visíveis são diminuição da profundidade das rugas do pescoço e da testa, diminuição dos papos das sobrancelhas e consequente aumento da abertura ocular e suavização de todas as marcas, vincos e rugas do rosto.

Normalmente, quem procura os tratamentos estéticos invasivos não sabe que os seus hábitos e movimentos diários têm influência no aparecimento de rugas. Este tipo de problemas pode ser tratado na terapia da fala e consegue, em poucas semanas, melhorar o aspeto da sua pele. O resultado dura enquanto a pessoa continuar a executar os movimentos diariamente. 

A terapeuta explica que quem tem rugas entre as sobrancelhas é, normalmente, uma pessoa com várias alergias e que assoa o nariz muitas vezes por dia. Já as pessoas que veem mal, têm tendência a formar as rugas junto aos olhos, as famosas peles de galinha, principalmente porque costumam semicerrar os olhos com frequência. Quem mastiga com os dentes da frente, tem tendência a ganhar mais rugas ao redor dos lábios. “Tudo movimentos que podem facilmente ser corrigidos”, afirma Joana.

Quanto mais rugas as pessoas tiverem, mais depressa irão aparecer os resultados. No entanto, quando os clientes são mais jovens, diz, os resultados só são percetíveis ao fim de quatro sessões. 

Os preços destes tratamentos custam 189,99€ o pack com avaliações, limpeza e quatro sessões. As consultas também podem ser marcadas online.

Carregue na galeria para ver passo a passo quais os movimentos que deve seguir para ter um rosto mais jovem e tonificado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT