Saúde

Se sofre com cólicas menstruais, estas posições de ioga vão salvar-lhe a vida

A menstruação pode ser um pesadelo para muitas mulheres. Estas posturas podem ajudar naqueles dias mais difíceis.
Algumas posições vão fazer milagres.

Todos os meses, milhões de mulheres sofrem com sintomas dolorosos associados à menstruação. Manifestam-se de várias maneiras: podem ser cólicas na zona do baixo ventre ou uma dor intensa na região do abdómen. Psicologicamente, ficam com um humor alterado — muitas vezes mais deprimido ou irritado — e têm de lidar com este desconforto físico e emocional durante vários dias.

As contrações desagradáveis ocorrem quando o útero liberta o revestimento que passou semanas a criar, contraindo-se para empurrá-lo para fora da vagina. À medida que os músculos da parede uterina se contorcem, cortam o suprimento de sangue, e é essa falta de oxigénio que causa, em parte, as dores menstruais.

Quase todas as mulheres procuram  tornar a experiência cíclica mais tolerável, e parece que uma das respostas pode estar num desporto que muitas já praticam regularmente: o ioga. E, na verdade, existem algumas posições mais eficazes e que podem aliviar imenso graças ao alongamento do corpo.

A podcaster da NiTfm e ávida praticante de ioga Filipa Verol de Araújo, do programa “Holistically Speaking” partilhou alguns dos exercícios recomendados.

Mas tenha cuidado: caso já seja praticante regular de ioga (ou não), é necessário que, quando estiver menstruada, evite todas as poses que levam a pélvis acima da cabeça, uma vez que são desaconselhadas.

Carregue na galeria para descobrir as posições que deve começar a fazer nos dias em que sente mais dores.

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