Saúde

Segunda fase de vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira

A campanha começou mais cedo do que o habitual, devido à pandemia de Covid-19.
Começou mais cedo do que o habitual.

A Direção-Geral da Saúde quer evitar ao máximo casos de gripe que possam ser confundidos com Covid-19 durante os meses de outono e inverno, que costumam levar mais pessoas aos hospitais. Por isso, a campanha de vacinação deste ano arrancou mais cedo, sendo que a segunda fase tem início esta segunda-feira, 19 de outubro.

A primeira fase incluiu residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados. Agora, a vacina contra a gripe será administrada em pessoas com mais de 65 ou mais anos ou com doenças crónicas.

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, tem apelado a todos os que tiverem indicação médica para que se vacinem. Este ano, com a pandemia, “é ainda mais importante que o façam”, disse, citada pela “TVI24”.

Existindo a Covid-19 “convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com Covid e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm Covid ou têm gripe”, explicou.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos prioritários, há vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica — e são comparticipadas.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde começou a 28 de setembro. Normalmente, o arranque acontece apenas a meio do mês de outubro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT