saúde

Só nas últimas 24 horas morreram mais de 240 pessoas com coronavírus

As mortes foram registadas na província chinesa de Hubei, o centro da epidemia do agora chamado Covid-19.
O Covid-19 propagou-se em poucos meses.

Pela primeira vez esta segunda-feira, 10 de fevereiro, o número de mortos infetados com coronavírus, agora denominado de Covid-19, passou a centena num só dia. Já esta quarta-feira, 12 de fevereiro, este valor subir para duas centenas. As vítimas (242 no total) foram todas registadas na província chinesa de Hubei, o centro da epidemia.

No total, o coronavírus já causou a morte a 1310 pessoas. Estes são os últimos dados oficiais divulgados pela Comissão Provincial de Saúde de Hubei, segundo informa a agência Lusa, aqui citada pelo “Notícias ao Minuto”. Já no que diz respeito a infetados, só nesta região, cuja capital é Wuhan, foram registados mais de 14 800 novos casos com o vírus.

Neste momento está a ser feito um novo teste para o despiste. Em vez do padrão com ácido nucleico, passou-se a submeter os suspeitos a uma radiografia ao tórax, que é suficiente para perceber se estão infetados ou não. O objetivo é que seja mais rápido o diagnóstico e o consequente tratamento.

Em Portugal, a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, avançou que o plano de contenção para o surto “tem um nível de preparação elevado” e que o nosso País tem condições para lidar com possíveis casos positivos da doença.

Depois de seis casos suspeitos de infeção, cujas análises deram negativo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a preparar uma rede de hospitais de segunda linha para lidar com a eventual chegada deste coronavírus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT