Saúde

StayAway Covid foi descarregada mais de 170 mil vezes no último dia

O enorme aumento de downloads registado esta semana estará relacionado com intenção do governo em tornar a app obrigatória.
Poderá estar relacionado com as novas medidas.

A aplicação StayAway Covid foi descarregada 177.470 vezes entre quarta-feira, dia 14 de outubro, e esta quinta-feira, dia 15. Os dados foram revelados pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), e divulgados pela “Lusa”. De acordo com o mesmo Instituto, o número total de downloads da app é agora de 1.683.042.

Já de terça para quarta-feira, dias 13 e 14 de outubro, o crescimento tinha sido de 73.509 downloads por dispositivos móveis.

“É muito provável que os descarregamentos estejam relacionados com duas coisas, a tomada de decisão do governo [sobre obrigatoriedade da utilização da aplicação], mas também o jogo da seleção [de futebol] de ontem [quarta-feira], porque nos últimos dois jogos da seleção foi feita muita divulgação. Não consigo avaliar a relação direta, mas que ela existe, existe”, disse à mesma agência Rui Oliveira, administrador do INESC TEC.

De relembrar que esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o governo ia apresentar ao parlamento uma proposta de lei para que o uso de máscara na via pública e a utilização da aplicação StayAway Covid sejam obrigatórios. Esta última em contexto laboral, escolar, académico, assim como nas Forças Armadas, Forças de Segurança e na administração pública.

A app foi lançada no dia 1 de setembro e serve para rastrear as redes de contágio por Covid-19, informando os utilizadores que tenham estado no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias.

Em Portugal, a pandemia do novo coronavírus já infetou 93.294 pessoas e causou 2128 mortes. Em todo o mundo, já foram registadas mais de 38,5 milhões infeções e mais de 1,9 milhões mortes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT