Saúde

Supermercados em Portugal têm vendido 20 mil testes à Covid-19 por dia

O aumento dos casos no País e o fim da comparticipação nas farmácias tem levado a uma elevada procura.
Os testes podem ser feitos em casa.

Portugal tem registado nas últimas semanas um aumento de casos de Covid-19. A situação tem levado a uma maior procura de autotestes em farmácias e supermercados. Ainda assim, as empresas dizem que uma ruptura de stock não está em causa e que têm conseguido reabastecer-se.

Segundo o “Jornal de Notícias”, o Continente, a cadeia de supermercados da Sonae, explicou que nas últimas semanas tem vendido cerca de 20 mil testes diários. Em média uma pessoa quando os vai comprar leva entre três a cinco unidades.

Cenário semelhante tem ocorrido nas farmácias por todo o País, onde se deixaram de fazer testes comparticipados. “Registou-se um aumento no número de testes dispensados, mas não tem havido dificuldade no abastecimento do stock”, explicou à RTP1 a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino.

Também estes espaços têm recebido um aumento de pedidos de testes para uso profissional, que agora são pagos pelos utentes. Com as dificuldades em acederem à linha Saúde 24, as pessoas têm procurado esta forma para atestar se de facto estão infetadas com o novo coronavírus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT