Saúde

Task force pede a quem recuperou há três meses da Covid-19 para se vacinar rapidamente

Apelo surge numa altura em que País já se prepara para processo de vacinação contra a gripe.
Parte do foco está agora na gripe.

A vacinação gratuita contra a gripe arranca este ano mais cedo do que o habitual, devido ao atual contexto de pandemia. Vai começar já na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro. A vacina da gripe volta a ser gratuita para parte da população, incluindo que tem pelo menos 65 anos. Será administrada em centros de saúde, farmácias mas poderá também vir a ser administrada em centros de vacinação criados para a Covid-19.

Em nota enviada à imprensa, a task force deixou um apelo esta sexta-feira, 24 de setembro, direcionado a todas as pessoas que tiveram e recuperam de Covid-19 há pelo menos três meses. Falamos de casos de pessoas que contraíram o vírus antes de terminarem o plano vacinal contra a Covid-19.

“Todas as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2, diagnosticada há pelo menos 3 meses, e que não tenham sido ainda vacinadas contra a Covid-19”, adianta a nota, devem comparecer num centro de vacinação com “a maior brevidade possível”.

A task force salienta ainda que a modalidade Casa Aberta “está a funcionar sem restrições às faixas etárias, nem ao local de residência dos utentes”. “Existindo um ritmo de vacinação mais reduzido (uma vez que a maioria da população já se encontra vacinada) e disponibilidade de vacinas, as segundas doses podem ocorrer num centro de vacinação diferente do local onde foi administrada a primeira dose”.

Explica o “Expresso” que o apelo da equipa responsável pela vacinação contra a Covid-19 surgiu esta sexta-feira precisamente porque, a partir do início da semana, os centros de vacinação vão assegurar a vacinação contra a gripe.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT