Saúde

Chegaram a Portugal os testes que mostram resultados à Covid-19 em 15 minutos

Os testes de antigénio são portáteis e muito rápidos a anunciar os resultados.
Testes chegaram a Portugal.

Os laboratórios Abbott acabam de lançar em Portugal um teste de antigénio portátil e super rápido, que permite resultados à Covid-19 em 15 minutos. A ferramenta Panbio(tm) COVID-19 Ag, acessível a profissionais de saúde, permite detetar infeções ativas pelo novo coronavírus em grande escala.

Além disso, o teste é uma opção fiável e não requer um teste de confirmação. “O teste rápido de antigénio permite testes frequentes à Covid-19 em grande escala, permitindo identificar rapidamente os indivíduos infetados e reduzir a propagação do vírus”, diz Tiago Cravo, Sales Manager do Abbott.

Este tipo de teste deteta uma proteína do vírus para determinar a infeção. O objetivo é que estejam disponíveis nas unidades hospitalares aos pacientes. Assim, o doente pode receber o resultado na mesma unidade de saúde onde realizou o teste.

O Panbio Ag usa uma tecnologia de fluxo lateral, através da recolha de amostras do exsudado da nasofaringe (zaragatoa). Os laboratórios fizeram um estudo clínico com 241 amostras que concluiu que este novo teste tem uma sensibilidade de 93,3 por cento e uma especificidade de 99,4 por cento em indivíduos com suspeita de exposição à Covid-19 ou com sintomas nos últimos sete dias.

No total, já foram infetadas mais de 29,2 milhões de pessoas em todo o mundo. O número global de mortes provocadas pelo novo coronavírus supera as 928 mil.

O teste.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT