NiTcom

Tudo o que queríamos: o creme milagroso que acaba de vez com as frieiras

Akilhiver é um produto especializado no combate aos efeitos do frio e da humidade na pele, que deixam tantos portugueses em desespero nesta altura do ano.
Um bom creme é essencial

A exposição ao frio e as mudanças de temperatura são dois dos principais fatores que levam ao aparecimento de frieiras. Em Portugal, com o fraco aquecimento das habitações, estas lesões, que são consequência da secura e desidratação extrema, são demasiado frequentes. A má circulação é também uma condição que favorece este problema que, por isso, é mais comum nas mulheres e idosos.

No caso das crianças, que também costumam ter frieiras, estas devem-se a outros fatores, como a pele húmida e frio excessivo por falta de vestuário apropriado. Já todos fomos fomos crianças e sabemos que pode ser complicado manter as luvas e cachecóis vestidos por muito tempo, mesmo com frio excessivo.

Nos últimos dois anos, com os novos hábitos de higiene — como a lavagem mais recorrente das mãos ou uso da máscara, por causa da pandemia —, a pele ficou também sujeita a agressões extremas e à secura e desidratação severa, tudo fatores que potenciam o surgimento de frieiras. Além do prurido, desconforto e muitas vezes dor, tornam-se em portas de entrada de vírus e bactérias, devendo por isso ser tratadas em antecipação.

Para isso, o essencial é manter uma hidratação profunda das zonas mais sensíveis da pele — rosto, mãos, pés e orelhas — e um bom creme é essencial. O Akilhiver é a opção ideal para andar sempre consigo de forma a garantir uma hidratação rápida ao primeiro sinal de alerta. Com uma fórmula de rápida absorção, não gordurosa e com um perfume agradável, este creme assegura a regeneração cutânea e diminui a vermelhidão e o prurido, garantindo um efeito visível logo após a primeira utilização.

Na maioria dos casos, com um boa hidratação, as frieiras desaparecem num espaço de duas a três semanas.

Antes de tratar, previna-se

As frieiras são causadas pelo efeito do frio nos vasos sanguíneos superficiais da pele. Quando arrefece, os vasos sanguíneos contraem-se para manter o calor no interior do corpo. Isto faz com que o sangue não circule tão facilmente e dê origem a estas lesões. Mas há recomendações simples de cumprir que podem evitar o aparecimento das frieiras, que pode ler neste artigo da NiT.

Além do creme hidratante, deve evitar a exposição da área afetada ao frio, incluindo água fria de forma recorrente, mas também a fontes de calor. Usar roupas e calçado muito justos que possam dificultar a respiração da pele também é desaconselhado, assim como o consumo de álcool, tabaco e café, que têm efeitos negativos na circulação sanguínea. Esta condição pode também ser exacerbada por determinadas doenças, como a insuficiência arterial e a diabetes, sendo necessário cuidados redobrados.

A solução para as lesões causadas pelo frio
Este artigo foi escrito em parceria com a Akileine.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT