Saúde

Um ano de pandemia: o antes e depois deste enfermeiro está a chocar a Internet

O profissional surge visivelmente mais velho e cansado. A NiT explica-lhe tudo.
É enfermeiro em Espanha.

Passou pouco mais de um ano desde que a pandemia de Covid-19 transformou as nossas vidas. Os profissionais de saúde dedicaram praticamente todo o seu tempo no combate à doença, aceitando turnos intermináveis e optando por se afastarem das famílias devido ao elevado risco de contágio.

O impacto de um ano de pandemia, pelo menos no caso de Víctor Aparicio, é notório. Depois de rever uma entrevista que deu a um meio de comunicação espanhol no início do estado de emergência, o enfermeiro percebeu que estava visivelmente mais velho.

“Sou enfermeiro de UCI [Unidade de Cuidados Intensivos]. Um ano separam estas duas imagens. Penso que a alteração exterior é evidente. Não imaginam a interior”, escreveu na sua conta de Twitter esta quinta-feira, 31 de março.

A acompanhar o pequeno texto estão duas imagens: na primeira, a tal do dia da entrevista, surge de cabelo e barba escura, enquanto na outra o cabelo está grisalho e se notam mais rugas. Além disso, o aspeto de cansaço é maior.

“Parece que décadas se passaram. Lembro-me muito bem. Hoje acordei com pesadelos”, continuou o enfermeiro do hospital Gregorio Marañón, em Madrid, Espanha, que é porta-voz da Asociación de Sanitarios Necesarios.

A publicação surge no mesmo dia em que o nível de incidência acumulada (os contágios) em Espanha voltou a subir para valores considerados de risco alto, acima dos 150 casos. Na quinta-feira, dia 31, o país registou 8.534 infecções e mais 154 mortes devido à Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT