A urgência ginecológica e obstétrica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) estará encerrada até à próxima segunda-feira, 20 de novembro, por falta de médicos. A unidade de saúde recomenda às pacientes que recorram, em alternativa, ao Hospital de Coimbra, a mais de 70 quilómetros de distância.
“Informa-se que o serviço em questão estará encerrado entre as 9 horas desta quinta-feira, 16 de novembro, até às 9 horas de segunda-feira, 20 de novembro, devido à falta de recursos humanos médicos”, informa o CHL numa publicação no Facebook.
A unidade hospitalar recomenda a todas a grávidas ou utentes com problemas urgentes do foro ginecológico que contactem a Linha SNS 24 (808242424), que “poderá dar todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade de saúde mais apropriada”. “Em situações urgentes, as utentes poderão dirigir-se à Maternidade Dr. Bissaya Barreto ou à Maternidade Dr. Daniel de Matos”, ambas em Coimbra, adiantam.
Apesar do encerramento do serviço, o CHL sublinha que continua a estar garantida toda a atividade assistencial e programada. Isto significa que as consultas programas para estes dias não serão afetadas. “Os constrangimentos em causa afetarão unicamente o funcionamento da urgência de ginecologia/obstetrícia e do bloco de partos.”
A urgência pediátrica também será afetada pela falta de médicos e estará encerrada entre as 9 horas de domingo (19 novembro) e as 9 horas de segunda-feira, 20 de novembro. O CHL recomenda igualmente o recurso à Linha SNS 24 e, em casos urgentes, os pais devem dirigir-se ao Hospital Pediátrico de Coimbra, a 74 quilómetros.