Saúde

Vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 pode chegar a Portugal em abril

O nosso País espera receber 4,5 milhões de doses durante este ano.
Pode estar quase.

Esta terça-feira, 19 de janeiro, o diretor médico da Janssen, Manuel Salavessa, avançou que as primeiras 1,25 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson possam estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre de 2021.

À agência Lusa, citado pelo “JN”, Salavessa disse que os 45 mil voluntários do ensaio de terceira e última fase estão todos vacinados desde 17 de dezembro. “Esperamos ter os primeiros resultados de fase III ainda neste mês de janeiro para, se forem positivos, como esperamos, submetermos posteriormente à Agência Europeia do Medicamento o nosso pedido de autorização”, explicou.

Assim que for aprovada, “o compromisso com as autoridades, nomeadamente as portuguesas, é que as primeiras doses possam estar disponíveis no segundo trimestre de 2021”.

O acordo com a Comissão Europeia prevê para este 200 milhões de doses com uma opção de 200 milhões de doses adicionais — recorde-se que esta vacina é de apenas uma dose. Para Portugal, avançou o diretor médico da Janssen, o compromisso é de 4,5 milhões de doses para 2021, sendo que inicialmente devem chegar 1,25 milhões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT