Saúde

Vacina da Moderna com bons resultados contra novas variantes do vírus

Esta é uma das três vacinas disponíveis em Portugal.
É uma das três vacinas disponíveis cá.

Entre o cenário difícil que se vive em Portugal e no mundo devido à pandemia, chegam alguns sinais positivos. Testes laboratoriais mostram que a vacina da Moderna consegue responder também às novas variantes, como a da África do Sul e a do Reino Unido, sendo que esta segunda estirpe será uma das razões que levou ao aumento de casos em Portugal neste mês de janeiro.

Os resultados de que a “BBC” dá conta carecem ainda de mais estudos mas mostram sinais promissores nesta fase. Estes testes mostram que os anticorpos ativados pela vacina conseguem reconhecer e combater também as novas variantes.

A vacina da Moderna é uma das três disponíveis em Portugal, tendo sido a mais recente a ser aprovada. Os primeiros estudos mais alargados sobre a vacina da Moderna apontaram para uma eficácia de 95 por cento, semelhante à da Pfizer. Se ainda tem dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19, a NiT conta com um artigo de perguntas e respostas.

O relatório da Direção-Geral da Saúde emitido esta segunda-feira, 25 de janeiro, avança que há mais 6.923 infetados de Covid-19 e 252 óbitos a registar em Portugal. Desde o início da pandemia o País regista um total de 643.113 casos e 10.721 mortes por complicações causadas pela Covid-19.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT