Saúde

Vacina testada em humanos na China é “segura” e “tolerável”

Foi testada em 108 adultos saudáveis, durante 28 dias, e apresenta resultados promissores.
Estudo publicado na revista científica "The Lancet".

O primeiro ensaio clínica de uma vacina contra a Covid-19 realizada em humanos revelou resultados promissores. As conclusões são de que a vacina é segura, tolerável e capaz de gerar uma resposta imunitária contra o vírus Sars-CoV-2.

O estudo do Instituto de Biotecnologia de Pequim, na China, foi publicado na revista científica “The Lancet”, esta sexta-feira, dia 22 de maio.

A vacina foi testada em 108 adultos saudáveis, durante 28 dias. Segundo os investigadores, a vacina produziu anticorpos e uma resposta das células T — células do sistema imunitário responsáveis pela defesa do organismo — contra o vírus.

“O ensaio demonstra que uma única dose da vacina produz anticorpos específicos contra o vírus e uma resposta das células T em 14 dias”, explica Wei Chen, um dos autores do estudo.

Apesar de serem resultados promissores, os resultados finais deste ensaio só deverão ser conhecidos dentro de seis meses. Após esse período, serão necessários ainda mais testes.

“Os desafios do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 não têm precedentes e a capacidade de desencadear estas respostas imunes não indicam necessariamente que a vacina proteja as pessoas da Covid-19. (…) ainda estamos longe de que esta vacina esteja disponível para todos.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT