Saúde

Vacinação de jovens a partir dos 16 anos começa a 14 de agosto

"Task force" responsável pela vacinação já tem também prazo para vacinar menores de 16 anos (mas tal depende de parecer da DGS)
A partir dos 16 anos.

É no fim de semana de 14 de agosto que os jovens de 16 e 17 anos poderão começar a ser vacinados contra a Covid-19 em Portugal. A previsão foi revelada pelo próprio vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, responsável pela “task force”, esta terça-feira, 27 de julho.

A partir daí, a vacinação poderá avançar posteriormente para faixas etárias ainda mais jovens, sendo que tal está dependente de uma decisão da Direção-Geral da Saúde. Do ponto de vista logístico, Gouveia e Melo destacou que os menores entre 12 e 15 anos poderão ser vacinadas com a primeira dose nos dois fins de semana a seguir ao de 14 de agosto, bastando apenas a autorização da DGS.

“Esta faixa da população é muito significativa, as crianças até aos 15 ou 16 anos são cerca de 1,5 milhões de pessoas, em termos de suscetíveis é uma quantidade muito elevada e com grande mobilidade”, explicou.

Gouveia e Melo destacou ainda que se mantém de pé o objetivo de, até dia 8 de agosto, ter pelo menos 70 por cento da população com pelo menos uma dose da vacina. Apesar de ter havido casos em que chegaram menos vacinas do que o esperado, há alternativas viáveis na Europa e uma outra alternativa que permitirá atingir a medida.

“Já pedimos à DGS para encurtar o intervalo para as segundas doses.”, adiantou o vice-almirante. “À medida que vamos encurtando, é importante reduzir o intervalo para as segundas doses, dentro do que são as recomendações dos medicamentos, porque reforçamos fortemente a proteção contra o vírus”, acrescentou.

Ao encurtar os prazos entre as doses de vacina, os 70 por cento de população com o plano vacinal completo poderá ser meta que se atinge entre finais de agosto e setembro,

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT