A vacinação sazonal gratuita de outono/inverno contra a gripe e a Covid-19 vai ser alargada para os utentes entre os 50 e os 59 anos. A medida, anunciada esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, vai ser implementada a partir da próxima terça-feira, 17 de dezembro.
Este alargamento surge “face à evolução da atual campanha de vacinação e à disponibilidade de vacinas”, refere a entidade. A partir da data estipulada, todos os indivíduos que estejam dentro desta faixa etária poderão dirigir-se a uma unidade de saúde ou a qualquer farmácia comunitária aderente.
“A fim de otimizar a proteção individual e coletiva, o agendamento deve ser feito preferencialmente ainda antes do período festivo do Natal e do Ano Novo.”
A DGS salienta que a vacinação das pessoas com 60 ou mais anos, dos profissionais de saúde e outros grupos de risco mantém-se como uma prioridade.
“Com a aproximação do inverno, o período de maior circulação de vírus respiratórios, a Direção-Geral da Saúde apela a todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas, sobretudo com a aproximação das festividades, momentos de reunião familiar e com amigos”, reforça.
Existem mais de 3500 pontos em todo o País onde pode adquirir as vacinas. De acordo com os últimos registos da DGS relativos à quantidade de pessoas vacinadas entre 20 de setembro, dia em que começou a campanha, e 8 de dezembro, cerca de 1.467.039 fizeram o reforço sazonal contra a Covid-19 e 2.207.428 contra a gripe.